POLÍTICA DE DEVOLUÇÕES
1. DIREITO DE LIVRE RESOLUÇÃO (DEVOLUÇÕES)
Em conformidade com o Decreto Legislativo Real 1/2007 de Espanha, os consumidores dispõem de um prazo de 14 dias consecutivos a contar da receção da encomenda para exercer o direito de livre resolução, sem necessidade de apresentar qualquer justificação, salvo nos casos legalmente excluídos.
🚫 Exceções ao direito de livre resolução (Produtos sem possibilidade de devolução)
Nos termos do artigo 103.º, alínea c), do Decreto Legislativo Real 1/2007, não serão aceites devoluções dos seguintes produtos:
- Produtos fabricados de acordo com as especificações do consumidor ou claramente personalizados: Como acontece com os tapetes em alcatifa, tecido, velour ou TPE fabricados especificamente para um determinado veículo a pedido do cliente. Isto inclui as gamas: Custom Mats, Economical Mats, Grafito Mats, Gray Excellence, Beige Mats, Excellent Mats, Premium Mats, Sport Line, Logo Mats, Hybrid, Sport Edition, Velour Mats, GT Line, Extra Premium Mats, Exclusive, Leather Edition, Dual Line e Goma TPE. Por serem produzidos expressamente por medida para cada modelo de veículo, estes produtos são considerados personalizados e, por conseguinte, encontram-se excluídos do direito de livre resolução nos termos da legislação aplicável.
💡 Enganou-se no modelo ou na cor de um produto personalizado?
Envie-nos um e-mail para ventas@reyalfombrillas.es, explicando a situação, e teremos todo o gosto em oferecer-lhe um desconto especial para que possa efetuar corretamente uma nova encomenda.
- Produtos manipulados: Não serão aceites devoluções de produtos que tenham sido utilizados para além do necessário para verificar a sua natureza, características e funcionamento, incluindo produtos visivelmente pisados, sujos ou danificados por motivos de higiene e segurança.
⚠️ Nota sobre a depreciação: Caso o produto devolvido (das gamas que admitem devolução, como protetores de bagageira ou acessórios standard) apresente sinais de utilização para além do necessário para verificar a sua natureza, funcionamento ou características, ou caso a embalagem original esteja danificada de forma a impedir a sua comercialização como produto novo, será aplicada uma redução proporcional (depreciação) ao montante a reembolsar.
A depreciação será calculada de forma objetiva, tendo em conta o estado do produto e a perda de valor causada, podendo atingir 100% caso o produto fique inutilizado ou já não possa ser comercializado como novo.
📦 Como efetuar uma devolução?
1) Portugal Continental
Para efetuar a devolução, aceda à sua área de cliente, selecione os produtos que pretende devolver, indique o motivo da devolução e continue o processo para gerar o pedido.
- Método de devolução (Recolha CTT Express): Após a aceitação da devolução, a CTT Express procederá à recolha da encomenda no prazo de 24 a 48 horas. Caso a encomenda não esteja preparada ou o estafeta não seja atendido, cada tentativa de recolha terá um custo de 4,99 €.
- Custo do serviço: Após a receção da encomenda nas nossas instalações, procederemos ao reembolso do valor dos produtos devolvidos, deduzindo 4,99 € correspondentes aos custos da devolução.
- Reembolso dos custos de envio iniciais: Existe sempre uma opção de envio gratuito. Assim, caso tenha escolhido uma modalidade de envio expresso ou qualquer outra modalidade mais dispendiosa do que a opção de envio normal, esses custos adicionais não serão reembolsados.
2) Ilhas (Açores e Madeira)
- Pedido de devolução: Inicie o processo através da sua área de cliente, selecionando os produtos que pretende devolver e indicando o motivo da devolução.
- Método de envio: O envio deverá ser efetuado por conta e risco do cliente, através da transportadora da sua escolha.
- Custos associados: O cliente será responsável pelos custos de transporte, bem como por eventuais despesas aduaneiras, impostos ou formalidades decorrentes da devolução, sempre que aplicáveis.
- Morada de envio: Receberá um e-mail com a morada e todas as informações necessárias para efetuar o envio da devolução.
2. REEMBOLSOS
Após a receção do produto e verificação de que este cumpre as condições para devolução, EL REY DE LAS MOQUETAS S.L. procederá ao reembolso utilizando o mesmo meio de pagamento utilizado na compra, salvo se o consumidor tiver aceite expressamente outro método de reembolso.
Prazo de reembolso: O reembolso será efetuado sem demora injustificada, assim que os produtos forem recebidos e verificados nas nossas instalações.
3. GARANTIA LEGAL
Todos os produtos comercializados por EL REY DE LAS MOQUETAS S.L. beneficiam da garantia legal de conformidade prevista na legislação aplicável relativamente a quaisquer faltas de conformidade existentes no momento da entrega.
A garantia cobre:
- Defeitos de fabrico.
- Defeitos estruturais dos materiais.
- Costuras defeituosas.
- Rutura dos pontos de fixação de origem antes da utilização.
A garantia não cobre:
- O desgaste normal resultante da utilização diária (como a abrasão natural da alcatifa provocada pelo calçado).
- Danos causados por uma limpeza inadequada.
- Negligência ou utilização incorreta do produto.
- Alterações, manipulações ou modificações efetuadas pelo cliente.
4. TROCAS DE PRODUTOS
EL REY DE LAS MOQUETAS S.L. não efetua trocas diretas de produtos.
Os produtos abrangidos pelo direito de livre resolução (como tapetes de bagageira, protetores de bagageira, acessórios e determinados produtos de fabricantes externos) poderão ser devolvidos dentro do prazo legal. Caso o cliente pretenda adquirir um artigo diferente, deverá efetuar posteriormente uma nova encomenda.
5. PEDIDOS DE CANCELAMENTO DE ENCOMENDAS
O Cliente poderá solicitar o cancelamento da sua encomenda antes da respetiva expedição, contactando o nosso Serviço de Apoio ao Cliente através dos canais disponibilizados no Website.
A apresentação de um pedido de cancelamento não implica, em caso algum, a sua aceitação automática nem garante que a encomenda possa ser cancelada.
A possibilidade de cancelar uma encomenda dependerá da fase de processamento em que esta se encontre no momento da receção do pedido. Em particular:
- Encomendas pendentes de fabrico ou preparação: poderão ser canceladas desde que os processos internos ainda não tenham sido iniciados.
- Encomendas em fase de fabrico, personalização ou preparação logística: o cancelamento poderá não ser possível, total ou parcialmente, caso os processos de produção ou preparação já tenham sido iniciados e não possam ser interrompidos sem originar custos ou prejuízos.
- Encomendas já expedidas ou entregues à transportadora: não poderão ser canceladas. Nestes casos, o Cliente deverá respeitar o disposto na presente Política de Devoluções e, quando aplicável, o regime legal do direito de livre resolução.
Dado que determinados produtos comercializados por EL REY DE LAS MOQUETAS S.L. são fabricados especificamente para cada encomenda, o Cliente deverá solicitar o cancelamento com a maior brevidade possível após a realização da compra. Depois de a encomenda entrar na fase de fabrico ou preparação, EL REY DE LAS MOQUETAS S.L. não pode garantir que o cancelamento seja tecnicamente possível.
A receção de um pedido de cancelamento não suspende automaticamente o processamento, fabrico, preparação ou expedição da encomenda. EL REY DE LAS MOQUETAS S.L. analisará o pedido com a maior brevidade possível, sem que isso implique a interrupção imediata dos processos internos já iniciados.
Os pedidos de cancelamento deverão ser efetuados através do nosso Serviço de Apoio ao Cliente, indicando o número da encomenda e os dados necessários para a respetiva identificação.
EL REY DE LAS MOQUETAS S.L. comunicará ao Cliente, com a maior brevidade possível, se o pedido de cancelamento pôde ser aceite ou se, devido ao estado de processamento da encomenda, já não é possível proceder ao respetivo cancelamento.
6. INCIDÊNCIAS E ERROS NA ENCOMENDA
Se o produto recebido não corresponder à encomenda efetuada, apresentar um defeito de fabrico ou ocorrer qualquer outra incidência imputável a EL REY DE LAS MOQUETAS S.L., não será necessário efetuar a devolução através do procedimento anteriormente descrito.
Nestes casos, contacte-nos através do endereço ventas@reyalfombrillas.es, indicando o número da encomenda e uma breve descrição da incidência.
Sempre que possível, agradecemos que anexe fotografias do produto recebido, de forma a agilizar a análise e resolução da situação.
Após verificação da incidência, corrigiremos o problema sem qualquer custo para o Cliente, procedendo, conforme aplicável, ao envio do produto correto, à substituição do artigo ou à solução legalmente adequada ao caso.